Neymar da Silva Santos Júnior (Mogi das Cruzes, 5 de fevereiro de 1992), geralmente referido como Neymar ou Neymar Jr., é um futebolista brasileiro que atua como atacante ou ponta. Atualmente defende o Barcelona e a Seleção Brasileira, na qual é capitão da equipe.
Filho do mecânico Neymar da Silva Santos (de quem herdou o nome) e Nadine Santos, Neymar nasceu na cidade de Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana de São Paulo, em 5 de fevereiro de 1992, mas ainda muito jovem mudou-se para São Vicente e em seguida para Santos. Em 2003, aos 11 anos de idade, chegou às categorias de base do Santos, de onde não saiu mais até tornar-se profissional.
Quando Neymar ainda não ganhava o suficiente para sustentar a família, ele, o pai, a mãe e a irmã moravam em um cômodo na casa da avó, na periferia de São Vicente. Com o dinheiro e já prevendo o sucesso do filho, a família comprou seu primeiro imóvel, um apartamento ao lado da Vila Belmiro. À medida que o adolescente crescia, o nível de vida da família melhorava. Aos 15 anos, Neymar ganhava 10 mil reais por mês. Aos 16, 25 mil. Aos 17, quando virou titular no time principal do Santos, vieram os primeiros patrocínios. Neymar é evangélico, e frequenta com sua família a Igreja Batista.
Neymar representou a Seleção Brasileira nas categorias Sub-17, Sub-20 e profissional. Pela seleção principal, ele fez sua estreia em 2010 com dezoito anos em um amistoso contra os Estados Unidos, onde marcou um gol. Neymar tornou-se o artilheiro do Campeonato Sul-Americano Sub-20 de 2011 com nove gols, incluindo dois na final em um triunfo perante a Seleção Uruguaia, liderando a equipe a conquista do título. Ele foi convocado pelo então treinador Luiz Felipe Scolari para a disputa da Copa das Confederações FIFA de 2013, onde começou a atuar com a camisa de número 10, e acabou sendo escolhido como o melhor jogador do torneio, contribuindo para a conquista brasileira com um gol na final contra a Espanha. Na Copa do Mundo FIFA de 2014, Neymar foi o destaque da Seleção, com quatro gols, até sofrer uma lesão em uma vértebra da coluna no jogo das quartas-de-final contra a Seleção Colombiana, que fez com que ele desfalcasse a equipe pelo restante do torneio. Apesar disso, ele recebeu a Chuteira de Bronze como o terceiro maior goleador do evento, e fez parte da equipe descrita como "time dos sonhos", com os onze melhores jogadores da competição. Com 43 gols em 62 jogos, Neymar se tornou o quinto maior artilheiro da história da Seleção, atrás apenas de Pelé, Ronaldo, Romário e Zico.https://pt.wikipedia.org/wiki/Neymar
Sem comentários:
Enviar um comentário